Maceió, 21/Julho/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Métodos contraceptivos no pós parto

 

Toda gravidez tem o seu momento certo para acontecer, essa situação é ainda mais delicada quando a mulher acabou de ter filhos. Cabe ao casal decidir se a hora chegou, já que outro bebê altera totalmente a rotina e precisa de muita dedicação. Para ajudar a vida de muitos casais, existem métodos para diminuir as chances ou até mesmo nunca mais engravidar. Por isso, preparamos uma matéria especial para você conhecer todos os tipos e o que precisa saber sobre cada um deles.
 
 
Temporários ou Reversíveis
 
Uma vez interrompidos, permitem nova gravidez. Incluem os métodos naturais, de barreira e até mesmo os hormonais. A amamentação interfere nos sinais indicativos de fertilidade, então o uso de métodos naturais baseados na temperatura basal, no muco cervical e na tabelinha é prejudicado. Se houver menstruação no período, o cuidado deve ser redobrado.
 
 
Os métodos de barreira – diafragma e preservativos – não interferem no aleitamento, mas podem provocar incômodos já que a lubrificação vaginal fica reduzida. Nos métodos hormonais, são permitidos apenas os anticoncepcionais orais à base exclusivamente de progesterona, os injetáveis trimestrais, o sistema intrauterino (SIU) de hormônio e o implante subdérmico.
 
 
O anel vaginal, o adesivo e as pílulas combinadas são contraindicados por conter estrogênio, hormônio muito usado em contraceptivos que interfere na qualidade e quantidade de leite.
 
Definitivos ou Irreversíveis
 
Métodos para quem tem certeza de que não quer filhos novamente. São eles: a laqueadura, que não interfere no aleitamento, e a vasectomia. Por serem métodos irreversíveis, sua adoção deve ser muito bem analisada.
 
 
Agora que você já sabe sobre os métodos contraceptivos, ficou mais fácil escolher se quer ou não engravidar novamente. Lembre-se: o aleitamento ajuda a impedir uma nova gestação, mas essa proteção só ocorre caso a mulher ainda não tenha menstruado.

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+