Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

AMIGO reúne ginecologistas para discutirem embolização para tratamento de miomas uterinos

Médicos reunidos para discutirem um tema importante e da atualidade: um novo tratamento para redução e desaparecimento de miomas, tumores benignos que costumam acometer 70% das mulheres em idade fértil. O encontro científico foi promovido pelo Grupo AMIGO, em parceria com a empresa GOLD MEDICna noite da última sexta-feira (23), num restaurante no bairro do Farol.

 

O método de tratamento chama-se embolização. Ele foi apresentado pelo radiologista e intervencionista Márcio Medeiros. Na palestra, vários ginecologistas e obstetras prestaram atenção nas explicações técnicas, já que serão eles que, após avaliarem os casos de cada paciente, vão decidir se esta opção terapêutica pode ser indicada.

 

A embolização é uma das possibilidades de tratamento de miomas e é uma técnica que provoca a obstrução dos vasos que levam nutrientes a esses tumores. Através de uma punção na artéria femural, pequenas partículas são inseridas nesses vasos, fazendo com que o tumor receba menos sangue, já que os vasos sanguíneos que os irrigam ficarão obstruídos. "É um tratamento que evita a cirurgia, é menos invasivo, tem recuperação mais rápida e faz com que a paciente precise de menos tempo de afastamento do trabalho”, detalhou o especialista.

 

“Por ser um tratamento multidisciplinar, é o ginecologista quem vai decidir se a sua paciente pode ou não ser submetida ao procedimento, que deve ser realizado por um radiologista intervencionista. A embolização é uma espécie de substituição a várias pequenas cirurgias para a retirada de cada um dos miomas e à histerectomia, que é uma intervenção mais radical, onde o ginecologista extrai o útero da paciente”, acrescentou Márcio Medeiros.

 

Para o sócio da Amigo, José Antônio Martins, o encontro científico foi uma oportunidade gerada para levar atualização aos colegas ginecologistas e obstetras e, claro, para integrar essas duas especialidades médicas, além de possibilitar a confraternização entre os profissionais. “Por ser uma alternativa importante à histerectomia, que é um procedimento, de fato, mais agressivo à mulher, avaliamos que seria necessário repassar os detalhes desse tipo de tratamento aos profissionais que lidam com esse tipo de enfermidade em seus consultórios. Além disso, também, foi nosso objetivo promover a aproximação entre as duas especialidades, haja vista que elas, nesse caso, precisam trabalhar em parceria”, declarou ele.

 

Aprovação à aula: “Quero parabenizar o Grupo AMIGO pela promoção da palestra. A geração médica atual tem trabalhado no sentindo de fazer, cada vez mais, procedimentos minimamente invasivos e isso é bem fundamental para a saúde das pacientes. É uma iniciativa que merece o nosso respeito. Virei a outros encontros como este, se assim eles ocorrerem”, disse o ginecologista William Vega Hurtado, especialista em fertilização.

 

“O tema é muito importante porque, além de ser atual, ele faz referência a uma enfermidade muito frequente e que tem uma repercussão na reprodução da mulher. Portanto, esta é uma oportunidade de mantermos o conhecimento atualizado e estarmos inteirados sobre o que o estado de Alagoas oferece como alternativas de tratamento. É por isso que não é difícil justificar a presença numa aula como essa”, destacou o também ginecologista Otávio Vianna.

 

Confira a galeria de fotos o evento clicando no link:  https://flic.kr/s/aHskdhQn5L

 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+