Maceió, 18/Novembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
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Boa alimentação e exercícios garantem uma menopausa saudável

Com a chegada da menopausa o nível do hormônio feminino estrogênio cai e a mulher começa a engordar da mesma forma que o homem. Isso quer dizer que, a partir desse momento, em vez de a gordura se acumular nas pernas e quadris, vai parar na barriga. O ganho de peso pode até não ser tão expressivo, o que realmente preocupa é onde os quilos extras se alojam, pois o acúmulo de gordura na região abdominal aumenta a chance de doenças cardiovasculares e principalmente do diabetes tipo 2.

 
A terapia hormonal repõe o estrogênio no organismo, mas a mulher tem de tomar cuidado com a gordura abdominal. Por isso, é recomendável não só cuidar da alimentação, mas também praticar atividades físicas diariamente. O esporte é importante porque gera bem estar, melhora a reposição do cálcio nos ossos, evita futuras fraturas, auxilia o funcionamento cardiovascular e contribui para a prevenção de infarto e derrame.
 
 O exercício tem de se adaptar à pessoa, não o contrário. Por isso, a idade e o condicionamento físico da mulher têm de ser levados em conta. É preciso ver se ela é sedentária ou se já faz algum tipo de esporte, se essa atividade é leve ou pesada e com que frequência é realizada. 
 
 
Atenção com a alimentação
 
 
Além dos exercícios físicos, uma alimentação balanceada é muito importante para manter o peso em uma faixa saudável. “A mulher tem que ser tratada por uma equipe multidisciplinar, que vai do ginecologista ao nutricionista. É este profissional que vai dizer qual é a dieta mais indicada. 
 
Por isso, o mais indicado é evitar a ingestão de açúcar e optar por alimentos ricos em cálcio, que fortalece os ossos, e vitamina D, que aumenta a absorção do mineral. “Dessa forma, a vitamina D pode atuar prevenindo a osteoporose e o aparecimento de fraturas”, declara Darla Silverio Macedo, nutricionista responsável pelo grupo de residentes da área do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esses nutrientes são encontrados em alimentos como leite e derivados, hortaliças de folhas verdes escuras e peixes como sardinha e salmão.  
 
Fique de olho na osteoporose
 
Por fim, é importante fazer exames para ver se está tudo bem do ponto de vista cardíaco, ginecológico e clínico. A recomendação geral é que a partir dos 45 anos a mulher faça o teste da densitometria óssea, que mede a densidade mineral na coluna e no fêmur e compara com valores de referência. Assim, é possível saber se a concentração está dentro do normal. 

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