Maceió, 18/Novembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Cuidados estéticos na gravidez

 

Durante a gestação, o organismo da mulher sofre algumas alterações importantes, visando o bem estar do bebê que está por virUm grande número de futuras mamães têm perguntas sobre os cuidados estéticos no período gestacional, dúvidas sobre o que se pode fazer e sobre o que está contra-indicado e as diferenças entre os trimestres da gravidez. Este artigo busca esclarecer alguns pontos fundamentais.
Nesta fase, a mulher, além de estar sensível e suscetível a alterações psicológicas, experimenta muitas mudanças estruturais em seu corpo.
 
Devido ao elevado nível de cobrança pela beleza estética e o concorrido mercado de trabalho, as grávidas passaram a se cuidar mais e a se preocupar com cuidados estéticos desde os primeiros momentos da gravidez até após o parto. Durante a gravidez, os cuidados resumem-se à: sessões de drenagem linfática, hidratação corporal, limpeza de pele e hidratação facial.
 
No pós-parto, após o período da amamentação os tratamentos convencionais estão liberados.
O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado de todos. Nesta fase ocorre a formação do feto, é a fase em que ocorre a formação de todos os órgãos. Os cuidados com o uso de produtos e medicamentos é fundamental para que não ocorram má-formações no feto. Neste período, as mudanças estruturais ainda são discretas. Inicia-se um processo de acúmulo de líquidos e uma leve distensão abdominal.
 
Pode-se dar início às sessões de drenagem linfática, mas não é recomendado drenar a região abdominal durante a gestação, embora a circulação linfática esteja localizada num plano bem acima do útero.
Sessões mensais de limpeza de pele e hidratação da pele também estão recomendadas desde o início. A escolha dos produtos deve ser bem cuidadosa e a preferência deve ser por cosméticos naturais.
O uso do filtro solar é obrigatório.
 
As alterações hormonais da gestação propiciam o aparecimento de manchas chamadas melasmas. São manchas escuras em forma de asa de borboleta, localizadas principalmente na face. Uma vez instaladas, sua remoção é bastante complicada e trabalhosa, portanto, prevenir é o melhor remédio.
O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o obstetra. Uma questão muito interessante é a química nos cabelos.
 
É um consenso geral que ela deve ser evitada até o terceiro mês de gestação, porém muitos obstetras liberam o seu uso a partir daí: conversar com seu médico é fundamental, pois de repente não vai ser necessário manter incômodas divisões de cores nos cabelos.
No segundo trimestre da gestação o bebê já está praticamente todo formado e as mudanças corporais na futura mamãe já são maiores e mais evidentes: ocorre o aumento do volume do abdomen, o aumento da retenção de líquidos (inchaço de pernas e pés) e o aparecimento de varizes.
 
Para as varizes recomenda-se o uso de meias elásticas a partir desta fase, pois a gestante tem uma incidência maior de apresentar trombose nas pernas. O eixo de equilíbrio do corpo também muda e passa a ser localizado anteriormente, com isso, o caminhar da gestante passa a ser pendular (parece o caminhar de um patinho) e a coluna é projetada para a frente aumentando a lordose da coluna. Por isso, além de continuar com todos os cuidados tomados no primeiro trimestre, deve-se fazer o fortalecimento da musculatura e sessões de RPG para melhorar a posição da coluna.
 
A partir desta fase deve ser feita a estimulação da pele do abdomen e, também a estimulação dos mamilos: a estimulação da pele do abdomen se dá através de manobras de massagem localizada com movimentos de pinçamentos, esta técnica visa estimular a circulação local e com isso reduzir o aparecimento das estrias. O uso de óleo de amêndoas também deve ser feito diariamente; cremes a base de uréia, vitamina E e óleo de semente de uvas também podem ser ótimas opções de hidratação.
 
Os mamilos devem ser massageados para a formação do bico e, assim facilitar a amamentação. Cuidado: o uso de creme hidratante nos mamilos não é recomendado, pois o creme irá tratar do mamilo, deixando-o com a pele suave e macia. O ideal é que o mamilo fique com a pele mais grossa e resistente, para evitar que a mamãe sofra com o aparecimento de fissuras durante o período de amamentação. O uso de bucha de banho nos mamilos e o banho de sol nesta área também está recomendado.
 
A partir desta fase a drenagem linfática nas costas deve ser feita lateralmente, ou seja, com a gestante deitada de lado. Além disso, para dormir, a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou de lado voltada para a esquerda. Isso é muito importante, pois o ato de deitar do lado direito leva a uma compressão da artéria uterina e isso acarreta uma diminuição do batimento cardíaco do bebê.
O terceiro trimestre é o mais cansativo dos três.
 
O aumento do peso corporal e desequilíbrio da postura levam a um desgaste físico grande. Nesta fase, a gestante encontra dificuldades para fazer atividades corriqueiras como andar, dirigir, dormir e até respirar, devido à compressão do pulmão feita pelo aumento do útero.
 
A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. A partir desta fase, a gestante passa a se programar para o parto. Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma frequência maior, chegando até 3 vezes por semana. Proteção solar, limpeza de pele mensal e hidratação profunda do corpo para evitar as estrias(nesta fase ocorre a instalação delas) são essenciais.
 
Os cabelos devem receber cuidados especiais como hidratação. Durante a gestação é comum a queda de cabelo, portanto, evitar o excesso de química está mais do que recomendado. Conversar muito com o obstetra é fundamental. A gestação é um momento único, divino e deve ser muito bem aproveitado e vivido intensamente.
 
Com pequenos cuidados, todas as mulheres podem ser lindas mamães.
 
Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, mas é preciso lembrar que a gestação é um período de mudanças corporais, por isso é preciso entender essa fase maravilhosa e não ser muito exigente com o corpo.
 
             
Fonte: mulherdeclasse.com.br
 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+