Maceió, 18/Novembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

De volta à forma após a gravidez

 

Depois da alegria de ver o filho nos braços, vêm as preocupações e um grande desafio: perder peso e voltar ao corpo de antes. Difícil? Calma! Definitivamente, essa não é uma batalha perdida. Afinal de contas, com paciência e dedicação, é possível voltar à boa forma e, quem sabe, até melhorá-la.

E para ajudar, saiba o que as famosas fizeram para cuidar do corpo durante e após a gravidez. Inspirador, né?

Primeiros passos 
A perda de peso é rápida nos primeiros dias após dar à luz. “No parto, perde-se em média 5 kg e, após uma semana, mais 2 kg. O resto deve ser eliminado com exercícios físicos e boa alimentação. Fique longe de dietas radicais, que podem comprometer a produção de leite materno”, alerta o nutricionista Carlos Frederico. A flacidez é outro problema solucionável. A pele tem boa capacidade para suportar distensões, mas quando a gestante engorda muito, fica difícil recuperar o tônus muscular. Por isso, deve-se controlar o peso e hidratar bem o corpo. Se a flacidez persistir, ataque com atividades físicas que trabalhem a resistência muscular.

Dieta da mamãe 
Frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes, grelhados e gorduras saudáveis (azeite e castanha) não podem faltar. Consuma ainda bastante cálcio (encontrado em leite e derivados) e água, mas passe longe de pães, massas, doces e refrigerantes. Desse modo, dá para perder peso sem prejudicar a amamentação.

Suando a camisa 
Na primeira semana após o parto, a recomendação é de repouso, principalmente para quem fez cesariana. Segundo a fisioterapeuta Dayse Chagas, “atividades físicas normais somente são liberadas depois de 30 dias para o parto normal ou 40 para a cesariana. Os exercícios devem ser realizados com muita cautela para não diminuir a produção de leite”, complementa. Um exercício recomendado é o pilates, praticado durante 30 minutos, 3 vezes por semana. A vantagem é poder exercitar-se no seu ritmo, já que ele é feito individualmente. “É necessário retomar as atividades moderadamente, pois o corpo ainda está sob o efeito de hormônios que provocam frouxidão nos ligamentos e perda de força muscular”, adverte Dayse. O Fit Ball é outra opção. O treinamento com bolas trabalha força, resistência e combate a flacidez. Ao iniciar a prática de exercícios, a mamãe deve esperar uma hora após a atividade para amamentar, para que o sabor e a acidez do leite não se alterem. Já aquelas que desejam começar um tratamento estético precisam esperar o término do período de amamentação.

Antes do parto 
Gravidez não é sinônimo de sedentarismo. Para recuperar a forma após o parto, a futura mamãe pode aliar uma dieta balanceada a um programa de exercícios ou tratamento estético durante a gestação. “A drenagem linfática diminui os inchaços da gravidez”, explica a fisioterapeuta Cláudia Micelli, da clínica Pazos. O pilates também é ideal, por ser um programa de exercícios de baixa intensidade.C

Com informações Shape

 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+