Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Doador de sangue: o cidadão solidário que pode salvar até quatro vidas com uma só doação

 

14 de abril não é uma data qualquer. O dia é especialmente dedicado aquelas pessoas que, pelo menos a cada três meses, dedicam uma hora do seu tempo para praticar um gesto nobre: salvar vidas! Isso mesmo, hoje é 'Dia do Doador de Sangue'. E o Grupo Amigo, nesta ocasião, lembra a você da importância desse ato e orienta os seus pacientes sobre os procedimentos e cuidados necessários para fazer a doação.

 

Você sabia que apenas uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas? Pois é, a depender da necessidade do paciente, o sangue vindo do doador pode ajudar a devolver a saúde de quatro pessoas que estão nos leitos dos hospitais, aguardando esse gesto de solidariedade.

 

“Doar é sangue é um ato simples, tranquilo e seguro. Ele não provoca risco ou prejuízo à saúde do doador. Se cada pessoa saudável conseguisse doar sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, certamente os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender as demandas geradas por doenças, acidentes e crimes. E como sangue é um tecido que não se fabrica artificialmente, ele não tem substituto. Por isso a doação voluntária e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas e essa é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor”, argumentou José Antônio Morais, ginecologista, obstetra e sócio do Grupo Amigo.

 

Permanentemente, os dois hemocentros públicos de Alagoas estão abertos para receber novas coletas. Inclusive, é importante destacar que o Hemoal, em Maceió, e o Hemoar, em Arapiraca, são os órgãos públicos responsáveis pelo abastecimento de sangue e hemocomponentes de todos os hospitais, pronto-socorros e maternidades no Estado.

 

Onde doar

 

Nesses dois hemocentros, no horário comercial, há uma equipe multidisciplinar à espera dos doadores. E durante os feriadões e períodos de festa, a exemplo do São João, a quantidade de profissionais é ampliada, haja vista que é mais comum serem registrados acidentes automobilísticos e confusões com agressões porque normalmente as pessoas ingerem mais bebidas alcoólicas.

 

Quem preferir fazer sua doação diretamente na sede do Hemoal, deve se dirigir ao órgão, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h, na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Aos sábados, ele funciona das 8h às 12h.

 

Já para aqueles que residem em Arapiraca ou em cidades do Agreste e Sertão, as doações devem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro da cidade.

 

Doação

 

Doar sangue não dói e os interessados em participar da campanha precisam preencher alguns requisitos básicos: ter no mínimo 18 anos, pesar 50 kg, portar um documento de identificação com foto, a exemplo da carteira de identidade, estar alimentado e não ter contraído as doenças de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

 

Já para os homens e mulheres que irão repetir o gesto solidário - que pode salvar até quatro vidas - o Ministério da Saúde (MS) estabelece um prazo de dois e três meses, respectivamente. As gestantes e lactantes também são impedidas de praticar a doação. Mulheres grávidas ou que estejam amamentado não podem doar sangue.

 

Cuidados pós-doação

 

E se você doou sangue, saiba que é necessário tomar alguns cuidados depois de praticar esse gesto tão bonito de amor ao próximo. “É preciso evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por quatro horas, não dirigir veículos de grande porte e nem trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo e mergulho. É importante que o doador se cuide, afinal, ele precisa se manter saudável”, destacou o também ginecologista, obstetra e sócio da Amigo, Gustavo Cantarelli.  

 

"E ainda podemos acrescentar um detalhe importante: já que, para a doação, são realizados muitos exames laboratoriais, exames esses que atestam a saúde do doador, todos os resultados ficam à disposição dele. Ou seja, a doação também permite que você saiba como está o seu estado de saúde", complementou Cantarelli. 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+