Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Ecocardiograma Fetal – O que é, quando fazer?

O que é ecocardiograma fetal?

É um exame de ultrassom que permite avaliar se o coração do bebê está se desenvolvendo adequadamente e se apresenta função normal dentro do útero da mãe.

Ele complementa a avaliação do ultrassom morfológico, pois é realizado por um cardiologista pediátrico com especialização nesta técnica.

 

Para que serve?

Ele é importante para detectar se há alguma doença congênita, que se descoberta precocemente e necessitar de intervenção cirúrgica após o parto, fará com que o médico recomende um hospital com infraestrutura necessária ao atendimento imediato do seu bebê após o nascimento.

Ou quando necessário, tratar ainda no útero certas doenças cardíacas fetais, como a arritmia. Este exame diagnostica e acompanha a resposta do feto ao tratamento, sendo ferramenta importantíssima no pré-natal das gestantes.

 

 

Quando fazer?

 

Este exame pode ser realizado a partir de 18 semanas, mas a melhor época é com 28 semanas de gestação. Não é necessária incisão no útero, pois é um exame de ultrassom realizado através do abdômen materno.

 

Quais casos requerem que o exame seja feito mais precocemente ou com maior frequência?

 

– Quando houver casos de cardiopatia congênita na família do pai ou da mãe e filhos anteriores nascidos com doença cardíaca.

– Quando a gestante adquirir certas infecções que podem comprometer a formação do coração, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose.

– Quando a mamãe fez uso de medicações que podem ser associadas ao desenvolvimento de doença cardíaca fetal, principalmente quando utilizadas nos primeiros meses de gestação. Nestes casos, o obstetra encaminha a gestante para uma avaliação, sendo necessário este exame.

– Por fim, mamães com idade superior a 35 anos. Estas, merecem uma avaliação pré-natal mais rigorosa devido às maiores chances de malformações fetais.

Sendo assim, muitos obstetras têm incluído o ecocardiograma fetal entre os exames de rotina deste grupo.

O ecocardiograma fetal é um exame sem risco para a gestante e para o bebê, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de tratamento eficaz nos casos de cardiopatias fetais. Por isso, não se recuse ou deixe fazer.

 

Fonte: http://www.gestacaobebe.com.br/ecocardiograma-fetal-o-que-e-quando-fazer/

 

O Grupo AMIGO ressalta que nossa unidade no Centro Médico AMIGO, já conta novo procedimento, com as datas abaixo: 

 

ECODOPPLERCARDIOGRAMA FETAL COM MAPEAMENTO DE FLUXO EM CORES

 

Dra Wanessa Ferreira Vanderlei dos Anjos 

Segunda-feira às 08h

 

Dra Priscila F Vasconcelos 

Quarta-feira às 08h

 

Maiores informações e agendamentos:

(82) 3021-5887 

(82) 9.9946-5344

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+