Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Está pensando em se tornar mãe? Então, a gente te conta 10 coisas que você precisa saber antes de engravidar

A maternidade é uma das fases mais incríveis da vida de uma mulher. Portanto, é muito importante garantir que tudo esteja em ordem e que você esteja preparada antes de engravidar. 

 

Assim que você e seu parceiro decidirem viver essa experiência única, é preciso dedicar tempo e atenção para criar o melhor ambiente possível para a nova família que irá se formar. Pequenas mudanças no seu estilo de vida podem fazer uma grande diferença e aumentar suas chances de engravidar. Leve em consideração os seguintes pontos:

 

1. Fale com seu ginecologista

A primeira coisa que você deve fazer quando decidir engravidar é contar ao seu ginecologista. Se você tem endometriose, diabetes ou inflamação pélvica, seu médico poderá ajudá-la a controlar essas condições no momento da concepção.

 

2. Consulte um nutricionista

Se você quer engravidar e está abaixo do peso, é recomendável ganhar alguns quilos para que isso não afete o ciclo menstrual. Se está acima do peso, consulte um nutricionista para chegar a seu peso ideal antes da concepção. Perder peso não só fará você se sentir melhor durante a gravidez como a ajudará a ficar em forma para o parto, já que diminui suas chances de desenvolver pressão alta, diabetes gestacional ou ter um parto prematuro.

 
3. Diga adeus aos maus hábitos

Está provado que fumar e ingerir álcool durante a gravidez é muito prejudicial. Mães que fumam e/ou bebem podem gerar bebês com problemas cardíacos e deficiência mental. Portanto, antes de engravidar, pare de fumar e reduza o consumo de álcool. Também é aconselhável reduzir o consumo diário de cafeína, que afeta a fertilidade.

 

4. Tome vitaminas (pré-natal)

O ácido fólico ou vitamina B9 é o suplemento mais importante para as mulheres que desejam engravidar. Alguns médicos recomendam começar a tomá-lo até dois anos antes da concepção, pois ajuda a prevenir deficiências congênitas no bebê. Seu médico também poderá receitar as vacinas necessárias e exames genéticos para detectar doenças hereditárias. Se você faz uso contínuo de algum medicamento, consulte seu médico. Algumas drogas e antibióticos não são seguros durante a gestação.

 

5. Ele também precisa entrar em forma

Seu parceiro também precisa começar a cuidar da saúde para não comprometer a fertilidade. Fumar e beber em excesso podem reduzir a contagem de espermatozoides. Além de parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, o futuro pai deve evitar roupas apertadas e verificar se consome algum medicamento que comprometa a fertilidade.

 

6. Evite produtos químicos e tóxicos

Seja com xampus, produtos antipulgas, inseticidas, produtos de limpeza ou cosméticos, mantenha o hábito de ler os rótulos para evitar o contato com substâncias tóxicas, que podem ser nocivas tanto para você como para o bebê. Evite chumbo, mercúrio, plásticos feitos de ftalatos e bisfenol A, monóxido de carbono, solventes, tintas, benzina e formaldeído, entre outros. Durante a gravidez, prefira produtos orgânicos ou naturais.

 

7. Conheça seu ciclo menstrual

A essa altura da vida, você certamente conhece diversos métodos para evitar uma gravidez. Mas e quanto a engravidar? Conhecer seu ciclo menstrual ajudará você a identificar quais são os melhores dias para a concepção. Em um ciclo normal, que dura em torno de 28 dias, a ovulação ocorre mais ou menos na metade do ciclo. Além do dia em si, você tem mais chances de engravidar se tiver relações dois ou três dias antes da ovulação. Anote as datas de seu ciclo menstrual e verifique o aumento do fluxo vaginal para identificar os dias em que está ovulando.

 

8. Tenha relações na medida certa

Os médicos recomendam ter relações uma vez por dia, sobretudo nos dias de ovulação. Fazer sexo mais de uma vez por dia pode reduzir a contagem de espermatozoides de seu parceiro. Também é recomendado não usar lubrificantes artificiais durante a relação, já que podem alterar o PH vaginal e enfraquecer os espermatozoides. Depois do sexo, não levante da cama por pelo menos dez minutos.

 

9. Evite o estresse

O estresse pode alterar o ciclo menstrual e comprometer a ovulação. Portanto, evitar situações estressantes é fundamental para uma concepção bem-sucedida. A mesma recomendação serve para o pai de seu futuro bebê, já que o estresse também pode afetar os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides. Uma boa ideia para relaxar é fazer uma viagem romântica ou planejar uma segunda lua de mel antes de engravidar.

 

10. A gravidez não é imediata

Apenas 20% dos casais conseguem conceber no primeiro mês de tentativas; entre 10% e 15% passam por período de infertilidade. Para a maioria, a gravidez pode demorar até um ano. Portanto, relaxe e evite a ansiedade ao longo do processo. 

 

Fonte: http://discoverymulher.uol.com.br/familia/dez-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-engravidar/

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+