Maceió, 23/Setembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

EXAMES DO BEBÊ VÃO MUITO ALÉM DO TESTE DO PEZINHO

 

Assim que eles nascem, e mesmo após alguns meses, os bebês precisam passar por diversos testes para garantir a sua saúde nas próximas semanas. Os testes do pezinho, da orelhinha, dos olhinhos são alguns deles. Quando não realizados, essas crianças podem desenvolver anomalias irreversíveis. O Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior, pediatra e oncologista, comenta sobre os principais testes para você mamãe não deixar de levar o seu filho para fazer.
 
“O teste do pezinho é o principal exame que o bebê faz logo após o nascimento. É um exame laboratorial simples que detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas”, diz o Dr. Paulo. De acordo com ele, esse teste é obrigatório por lei no Brasil e faz com que doenças que geram sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico sejam descobertas e tratadas logo no início. O Dr. Paulo diz ser um exame feito ainda na maternidade, por meio da coleta de sangue no calcanhar no bebê, após as 48 horas de vida.
 
Outro teste obrigatório por lei é o da orelhinha. Com ele é possível verificar com antecedência se o bebê tem perda auditiva. “O exame é indolor e feito no segundo ou terceiro dia de vida, enquanto o bebê dorme, com um pequeno fone na parte externa do ouvido. Sua duração é de 3 a 5 minutos”, explica o profissional. O teste do olhinho, usualmente chamado de teste do reflexo vermelho, também é feito na primeira semana de vida do bebê e tem como objetivo prevenir doenças oculares. Esse exame é indolor e dura de 2 a 3 minutos.
 
O Dr. explica que nesses testes são feitas apenas a triagem e, se forem obtidos resultados anormais, os exames devem ser refeitos com uma técnica mais apurada. “Se não realizar esses testes, os bebês deixam de ser testados para anomalias que causam lesões irreversíveis”, explica. Ele comenta que se não forem feitos no período neonatal, deixam de ter utilidade. De acordo com o pediatra, esses exames básicos são gratuitos em todo o território nacional.
 
O Dr. Paulo indica outros cuidados que as mamães precisam ter com os seus bebês. “O aleitamento materno, a atenção com a atualização da caderneta de vacinação e a busca por um pediatra de confiança, ou o serviço de saúde mais próximo, nos primeiros cinco dias após a alta da maternidade é muito importante”, diz o pediatra.
 
Fonte: Itodas.com.br

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+