Maceió, 18/Novembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Fundação da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia

Aconteceu, no dia 08 de maio de 2012, a implantação e posse da Diretoria da Regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, fundando-se, assim, a Sociedade Alagoana de Ultrassonografia (SAUS),

A SBUS (Sociedade Brasileira de Ultrassonografia) foi fundada em 21 de agosto de 1993, após a dissolução da SUSEN, um grupo de médicos ultrassonografistas, liderados pela Dra. Lucy Kerr, idealizou a fundação da SBUS para agrupar interesses e difundir a ultrassonografia dentro de vários aspectos, como o cientifico.

Inseriu, no calendário médico sob sua organização, congressos e jornadas direcionados, especificamente, para a área, que era carente, uma vez que o ultrassom, até então, tinha espaço insignificante nos eventos de diagnóstico por imagem. Neste contexto, a SBUS firmou-se com o CONGRESSO BRASILEIRO DE ULTRASSONOGRAFIA, sendo este o principal evento da área de ultrassonografia no BRASIL, sempre procurando a superação. Vem desenvolvendo eventos de nível internacional, com palestrantes destacados da ultrassonografia brasileira e internacional. Os resultados podem ser vistos em números de congressistas, que aumentam a cada novo evento, estando completando, em outubro de 2012, o 16º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia.

Ainda no aspecto cientifico, publica a REVISTA BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA, de alto nível cientifico, que tornou-se de grande interesse dos profissionais da área, tendo categoria qualis C.

Com o objetivo de levar maior conhecimento especifico aos associados e profissionais ultrassonografistas, publicou, em 2008, o 1º volume do TRATADO DE ULTRASSONOGRAFIA da SBUS, que conta, hoje, com cinco volumes publicados e mais dois em fase de conclusão, totalizando sete volumes.

Na parte política, a SBUS adotou a luta pelo reconhecimento da ultrassonografia como especialidade médica e manteve relacionamento amigável com outras entidades representativas de especialidades, sempre interagindo na troca de conhecimento. 

Tendo como princípios a melhor qualificação na formação profissional, a SBUS adotou a prova de suficiência em Ultrassonografia Geral e US em Ginecologia e Obstetrícia, iniciando a aplicação em 1995 até 2004, quando, através de acordo com o Colégio Brasileiro de Ultrassonografia (CBR) passou a integrar a “Comissão Nacional de Titulação e Qualificação em Ultrassonografia”.

 

Visando, sempre, o aprimoramento do profissional ultrassonografista associado à SBUS, abriu o canal de aperfeiçoamento sem custo de deslocamento e implantou o PEC - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA “on.line”, tendo todas as aulas pontuação pelo CNA.

Buscando agregar os novos ultrassonografistas, abriu convênios com escolas de formação, oferecendo, aos alunos, publicações da SBUS e acesso ao PEC, assim como descontos em eventos apoiados e realizados pela SBUS, tudo sem ônus.

Desenvolveu e adotou os critérios do SELO DE QUALIDADE PROFISSIONAL, valorizando o profissional aplicado com selo que o enaltece e diferencia os laudos dos demais profissionais.

Para manter um bom nível de formação em ultrassonografia, instituiu o SELO DE QUALIDADE EM ENSINO.

Assumiu a presidência da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia ((SAUS), para o triênio 2012-2013, o Dr. Gustavo Jambo Cantarelli, Sócio-Diretor da AMIGO – Assistência Médica Integrada em Ginecologia e Obstetrícia.

 

Confira as fotos da Solenidade de Fundação da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+