Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Grupo Amigo inicia novo curso de ultrassonografia em Medicina Interna

         Exames de imagem podem ser decisivos no diagnóstico dos mais variados tipos de doenças e, em especial, a ultrassonografia é uma grande aliada da identificação precoce de enfermidades. Portanto, pensando nisso, a AMIGO (Assistência Médica Integrada) iniciou, nesta sexta-feira (06), o Curso de Ultrassonografia em Medicina Interna, primeiro de vários cursos de atualização e capacitação de profissionais da área de saúde previstos para 2015. Quinze médicos, de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Ceará estão participando do curso.

 

         Até o final do ano, serão ministrados, além deste, amis três Cursos de Ultrassonografia (Ginecologia e Obstetrícia, Mama, Tireóide e Pequenas Partes. Neste primeiro, o segmento abordado é o de 'Medicina Interna', voltado para diagnóstico de enfermidades do abdome. “Este é o curso básico do abdome. Qualquer médico que tenha a intenção de ser ultrassonografista precisa, necessariamente, conhecer, internamente, esta região do corpo. Só depois dessa etapa é que ele pode se especializar nas demais partes. A capacitação tem boa qualidade e vamos dar o nosso melhor aos alunos”, garantiu o Prof. Domingos Correia da Rocha, um dos médicos pioneiros em ultrassonografia no Brasil.

 

         Clara Erika é clínica geral e, desde quando se formou, decidiu que queria ser ultrassonografista. “Quase todos os exames importantes passam pela ultrassonografia, cujas técnicas estão cada vez mais avançadas por meio de equipamentos de tecnologia de ponta. Além disso, é uma área que permite uma relação mais humana entre médico e paciente, já que o profissional tem a oportunidade de examinar, com mais detalhes, algumas partes do corpo da pessoa que está recebendo o atendimento”, disse ela.

 

         Já a pediatra Luciana Carvalho pensa na ultrassonografia como uma oportunidade de ampliação do seu negócio. “Eu tenho uma clínica de pediatria e obstetrícia e muitas pacientes, depois que saem das consultas, perguntam se realizamos os exames requisitados pelos médicos. Então, quero juntar o útil ao agradável, já que, também, gosto do ramo”, comentou. 

 

O curso
 

         O curso 'Teórico-Prático de Ultrassonografia em Medicina Interna' é modular, com duração de seis meses de capacitação e carga horária total de 120 horas, sendo 48 teóricas e 72 práticas.

 

         Seis módulos vão compor o curso, que vai estudar a realização de exames envolvendo os seguintes temas: Fígado, nódulo maligno, hipertensão portal, contraste e transplante hepático; vesículas biliares, vias biliares, baço e vísceras ocas; compartimentos peritoneais, pâncreas e retroperitônio; rins, bexiga e adrenal; parede abdominal, próstata, biópsia prostática, vesículas seminais, erros usuais em medicina interna e miscelânea em pediatria. “Estamos capacitando profissionais para a realização de exames bastante importantes para a prática médica, no sentindo de esclarecimento de diagnósticos. Trata-se de um exame utilizado em praticamente todas as partes do corpo do ser humano e, como este tipo de curso, pela estrutura necessária para a sua organização, é oferecido em poucos locais do Brasil, para nós é uma grande satisfação realizá-lo aqui, possibilitando a muitos colegas médicos uma qualificação sem precisar se ausenmtarem de suas atividades profissinais e região. Também a formatação do curso é muito interessante, visto, por ser modular, permite ao aluno uma melhor assimilação do conteúdo e sistemática evolução e aprimoramento na realização do exame”, explicou o sócio do Grupo, o ginecologista e obstetra José Antônio Morais.  

 

 Ginecologia e Obstetrícia
 

            O curso 'Teórico-Prático de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia' será o segundo a ser promovido pela AMIGO. Iniciar-se-á no dia 20 de março próximo. Terá duração de cinco meses, também modular, com um encontro mensal. A carga horária total é de 100 horas, sendo 40 teóricas e 60 práticas
 

            Os cinco módulos serão ministrados com disciplinas na seguinte ordem: Ultrassom do I trimestre; ultrassom obstétrico do II trimestre; ultrassom doppler obstétrico; ultrassonografia ginecológica; e aspectos técnicos e jurídicos em ultrassonografia.

 

            “A ultrassonografia é um exame de diagnóstico preciso, com alta resolutividade e de baixo custo para o paciente. É uma área interessante e que tem mercado para ser explorada. Estamos com grandes profissionais à frente das aulas teóricas e temos a certeza de que o conteúdo programático vai propiciar uma capacitação de excelente qualidade para os médicos”, afirmou Gustavo Cantarelli, também sócio da AMIGO e ginecologista e obstetra.

 

As aulas
 

            Os cursos terão aulas teóricas que serão proferidas por profissionais capacitados e qualificados, seguindo cronograma específico para cada capacitação, utilizando-se de recursos de multimídia. Já o treinamento prático será feito por meio da realização de exames e discussão de casos clínicos. Todas as avaliações serão orientadas e supervisionadas pelos professores.

           Aos alunos estão sendo fornecidos jalecos personalizados para as aulas práticas e material didático impresso e digital.

 

Ação social
 

           Durante todos os cursos organizados pela AMIGO todos os exames realizados para a população são gratuitos, possibilitando que pessoas com limitações econômicas os façam, sendo solicitado, apenas, a contribuição, para os que podem, com dois quilos de alimentos não perecíveis, os quais são doados a instituições de caridade. É uma ação social gerando novas ações, com todos participando e compartilhando, com muita satifação e alegria.

 

O Grupo Amigo
 

           Seguindo os valores da ética, honestidade, rigor técnico, humanização e  segurança no exercício da profissão, a AMIGO – Assistência Médica Integrada tem a missão de executar e integrar ações de gestão, assistência e capacitação visando atenção, prevenção e promoção da saúde.

 

            O Grupo AMIGO está localizado na Avenida Thomás Espíndola, nº 83, Farol. Os telefones para contato são (82) 3021-5887, (82) 8844-7135  e (82) 9384-4006. O e-mail disponível para dúvidas e sugestões está à sua disposição através de contato@grupoamigo.com.br.

gallery

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+