Maceió, 18/Dezembro/2017

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Reunião Científica Sobre Indicações e Importância do Exame de Ecocardiograma Fetal

 

Trinta profissionais participaram da REUNIÃO CIENTÍFICA organizada pelo GRUPO AMIGO para discutir as INDICAÇÕES e IMPORTÂNCIA do exame de ECOCARDIOGRAMA FETAL durante a assistência pré-natal. A reunião aconteceu no dia 19 de julho de 2017, na sede do grupo, e foi coordenada pelos médicos Antônio Carlos Morais e Gustavo Cantarelli.

 

Segundo as médicas que ministraram a palestra, Dra. Wanessa Wanderlei, pediatra com formação na USP, especialização em cardiologia congênita e  pediátrica no Hospital do Coração e Ecocardiografia Fetal e Pediátrica no Hospital da Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, e Dra. Priscila Vasconcelos, pediatra com especialização em cardiologia pediátrica e ecocardiografia fetal e pediátrica no INSTITUTO DANTE PAZZANESE, em São Paulo, o ECOCARDIOGRAMA FETAL é o exame que avalia as ALTERAÇÕES ANATÔMICAS E FUNCIONAIS DO CORAÇÃO. No mesmo, estudam-se a biometria cardíaca, os fluxos intracavitários, valvares e dos grandes vasos, além da determinação do ritmo e da função cardíaca. Sua IMPORTÂNCIA se deve ao fato de que as CARDIOPATIAS CONGÊNITAS APRESENTAM 20 % DE MORTALIDADE NO PERÍODO PERINATAL e 50 % DE MORTALIDADE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, QUANDO NÃO TRATADAS. Assim sendo, para reduzir tais taxas, faz-se necessário que o diagnóstico seja precoce. Ressalta, ainda, que algumas cardiopatias necessitam de correção imediata após o nascimento, precisando de a gestante ser encaminhada a serviço especializado, com equipe médica pronta para a realização do procedimento cirúrgico de correção. De maneira geral, recomenda-se que sua REALIZAÇÃO seja feita entre 20 e 28 SEMANAS de idade gestacional, devendo ser realizado de forma precoce, ou seja, a partir de 16 SEMANAS, quando houver CASOS DE CARDIOPATIA CONGÊNITA EM PARENTE DE PRIMEIRO, TRANSLUCÊNCIA NUCAL AUMENTADA OU QUANDO HOUVER MALFORMAÇÃO IDENTIFICADA NO ULTRASSOM OBSTÉTRICO.

 

As referidas profissionais estão realizando o EXAME DE ECOCARDIOGRAFIA FETAL na sede do GRUPO AMIGO, situada na Av. Tomás Espíndola, 83, Farol, em Maceió. Maiores informações através do fone 3021-5887 e do site do grupo www.grupoamigo.com.br

 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+