Maceió, 13/Dezembro/2018

Resp. Técnico: Dr. José Antonio Martins
CRM AL 4363:RQE 3168

Receba as novidades
do Grupo Amigo:

Cadastre-se

Saiba mais sobre Incontinência Urinária

 

A Incontinência urinária é a perda involuntária de urina que acarreta desconforto social e higiênico à paciente. Afeta homens e mulheres, adultos e crianças, podendo ser tão desagradável que interfere com os aspectos mais simples do dia a dia do indivíduo e pode causar sérios distúrbios emocionais e comprometer a qualidade de vida. Felizmente, atualmente, muito pode ser feito para resolver este problema. 

 

O trato urinário inferior tem duas funções diferentes: Armazenar a urina sem permitir perdas e esvaziar totalmente a bexiga sob comando voluntário. Existem diversas doenças que podem afetar a fase de armazenamento, esvaziamento ou ambas, manifestando-se clinicamente através de diversos sintomas, como perda de urina aos esforços, vontade freqüente de urinar, perda do controle voluntário da micção, dor, sensação de esvaziamento incompleto, gotejamento após a micção, infecções urinárias de repetição, etc..

 

É importante ressaltar que existem dois grandes grupos de incontinência urinária: A incontinência urinária de esforço, que pode ser decorrente de uretrocistocele (Queda da bexiga), lesões do esfíncter uretral (Mecanismo intrínseco de continência da uretra), hipoestrogenismo (Atrofia decorrente de diminuição do estrogênio em pacientes na pós menoppausa), etc., e bexiga hiperativa, que pode ser decorrente de alterações neurológicas, fatores irritativos locais, hipoestrogenismo, corpos estranhos, tumores, etc..

 

Pelo exposto, não é uma doença única, mas um sintoma que pode ser causado por diferentes problemas. Assim sendo, é muito importante esclarecer o tipo de incontinência que a paciente apresenta, que pode ser incontinência urinária de esforço, bexiga hiperativa e/ou ambas, pois o tratamento é bastante distinto.

 

O exame que melhor avalia as disfunções urinárias e orienta o médico quanto ao tratamento mais indicado é o Estudo Urodinâmico, pois avalia o funcionamento da bexiga e da uretra, devendo ser indicado para avaliar as pacientes com disfunções do trato urinário. 

 

Assista, através do “link” abaixo, à entrevista do Dr. José Antônio Martins sobre incontinência urinária no Bom Dia Alagoas.

http://gazetaweb.globo.com/v2/videos/video.php?c=16301

 

 

Assessoria de Comunicação Amigo 

+ Mais Notícias

Grupo Amigo

Av. Tomas Espíndola, 83 Farol. Maceió-AL. CEP: 57051-000

contato@grupoamigo.com.br

(82) 3021 5887 - 3021-5867 - 9.9946-5344



Facebook
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Google+